São João del-Rei/MG – 2010

23º INVERNO CULTURAL DA UFSJ – Paisagens Sonoras: ouvir, ver e sentir
Exposição: De 18 de julho até  15 de agosto  de 2010

A Casa da Xiclet participou com exposição de obras dos artistas AFFONSO ABRAHÃO, ANDRÉ SZTUTMAN, ANDRÉ ALBUQUERQUE, FERNANADA EVA, GEDLEY BRAGA, LUISA DÓRIA, RAFAEL ABOUD PIOVANI, FABIANA ARRUDA, JAILTÃO, MARCELO ABUCHALLA, JAN DE MARIA NEHRING, MARCOS FREITAS, LUISA MOURA, CASSIANO REIS,  e grupo ACIDUM.

   

                

         

 

Uma paisagem sonora é um mosaico de seres, relações, espaços e perspectivas, na qual os sons tecem uma complexa trama. A ambiência faz emergir musicalidades, demarcando culturalmente o espaço dos homens, suas relações entre si e com a terra, seus cantares e crenças: as mitologias de Minas. E a cultura mineira não possui apenas uma, mas múltiplas paisagens sonoras, reforçando sentimentos de pertencimento, de estranhamento e de encantamento.

Curiosamente, a representação gráfica de um grupo de ondas sonoras forma um perfil similar às paisagens montanhosas das Gerais. E São João del-Rei, com a peculiar musicalidade de seus sinos e toques, recentemente registrados como bem do patrimônio imaterial nacional, possui grande variedade de sonoridades. A riqueza dos sons de pássaros, sirenes, trombetas, orquestras bicentenárias, bandas de música, procissões, carnavais e tambores transcende seus espaços de origem, revelando sempre uma cidade surpreendente. E tudo isso insere São João del-Rei em um contexto cultural e artístico universal.

Tal multiplicidade justificaria a escolha do tema para o 23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, festival de cultura e arte de âmbito nacional. No entanto nós nos apropriamos do conceito de Paisagens Sonoras e dilatamos seu sentido. Procuramos estabelecer relações entre os sons e as demais linguagens expressivas – artes visuais, corporais, literatura, teatro, cinema e a própria música.

Deixe um comentário