Rio de Janeiro 2007 Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Casa da Xiclet de São Paulo expõe no Parque Lage-  11/07/2007 – 17h07

“PANACÉIA – A Deusa da Cura” é o nome da exposição que será inaugurada amanhã (12/07/2007), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria estadual de Cultura. A mostra, que poderá ser conferida até dia 29 de julho de 2007, reúne trabalhos de fotografia, pinturas, desenhos, gravuras, instalação, objetos e performance de jovens artistas da Casa da Xiclet Galeria de São Paulo. A proposta de PANACÉIA é curar a arte no Brasil, em alusão ao fato de que a deusa era capaz de curar todas as enfermidades.

Participam da exposição os artistas: Adelaide Ivánova (fotografia), Alexandre Matos ( pintura), André Sztutman (pinturas), Bruno Lohman ( pintura), Cassiano Reis (desenhos), Elisa Queiroz ( instalação), Fabiana Arruda (desenhos) Felipe Adonis (performance), Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos (fotografia), Fernanda Eva (pintura), Jailtão ( pintura), Jorge Luis Alves (objeto), Luisa Dória (desenho), Marcelo Moraes (desenho), Khalil Sharif e Cristina Amiran (objetos),Maruzza Valdetaro (banner), Matheus (pintura),Maura Grimaldi ( fotografia), Monica Nudelman (pintura), Rafael Aboud Piovani (pintura), Rodger Savaris (fotografia), Sérgio Magno (gravura),Tarik Klein (gravura), Yvana Belchior (pintura) e Grupo Satisfação Garantida (buerogravura).

   

   

                     

                      

                       

                       

A Casa da Xiclet

funciona como agente cultural ativo, independente e informal, que tem o objetivo dinamizar e profissionalizar a criação contemporânea, garantindo-lhe o devido reconhecimento e visibilidade, proporcionando um intercâmbio entre vários agentes culturais e os diferentes tipos de públicos, nacionais e internacionais.

O objetivo é contribuir para sanar a carência de locais de exposição para novos artistas, privilegiando projetos que estabeleçam sinergias entre diferentes áreas de expressão artística.

***Panacéia (ou Panacea em latim) na mitologia grega era a deusa da cura. Asclépio (ou Esculápio para os latinos), o filho de Apolo que se tornara deus da Medicina, teve duas filhas a quem ensinou a sua arte: Higia (de onde deriva “higiene”) e Panacea. O nome desta última formou-se com a partícula compositiva ´pan-´ (todo) e ´akos´ (remédio), em alusão ao facto de que Panacea era capaz de curar todas as enfermidades.

Parque Laje

O objetivo principal da Escola de Artes Visuais é oferecer formação artística a mais completa possível, comprometida prioritariamente com a arte atual – aquela que discute e expressa o pensamento contemporâneo em toda sua abrangência. Trata-se, portanto, de promover o ensino de arte dentro dos mais altos padrões de excelência. Seus propósitos, assim, não são a mera “formação técnica” (para a qual existem instituições específicas, como as escolas de Artes e Ofícios) ou a arte como terapia, e sim o desenvolvimento completo do artista, principalmente o intelectual.

Simultaneamente, ela atende à demanda do público não especializado, mas interessado nos problemas de arte e cultura, principalmente nas suas manifestações contemporâneas.

A Escola é, ainda, um foro de discussão e debate sobre os problemas culturais de ponta, quer no Brasil, quer no exterior. Ela não é limitada apenas aos seus cursos normais, específicos sobre arte, mas amplia seus horizontes de modo a abarcar também outras formas artísticas (música, dança, teatro, cinema etc.), além de lançar mão da contribuição de outras disciplinas como a filosofia, a comunicação, a sociologia, a psicologia e a psicanálise etc.

O Parque Laje

fica na Rua Jardim Botânico, número 414 tel.: + 55 21 538-1879 ou 526-2165 Fax: 537-7878. Funcionamento: Diariamente, das 9 às 17:30h. Entrada franca

Casa da Xiclet Galeria

Rua Fradique Coutinho, 1855 Aberta Diariamente : das 14/20 Hs Pinheiros – SP – CEP: 05416-012 – Fone: 11 8420.8550 e-mail: inscricoescasadaxiclet2007@yahoo.com.br xiclet_assessoria@yahoo.com.br blog.: http://casadaxiclet.multiply.com http://www.mapadasartes.com.br Ingr.: de R$1 a R$5 (com direito a uma obra em pequeno formato). 

One thought on “Rio de Janeiro 2007 Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s