Rio de Janeiro 2007 Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Casa da Xiclet de São Paulo expõe no Parque Lage-  11/07/2007 – 17h07

“PANACÉIA – A Deusa da Cura” é o nome da exposição que será inaugurada amanhã (12/07/2007), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria estadual de Cultura. A mostra, que poderá ser conferida até dia 29 de julho de 2007, reúne trabalhos de fotografia, pinturas, desenhos, gravuras, instalação, objetos e performance de jovens artistas da Casa da Xiclet Galeria de São Paulo. A proposta de PANACÉIA é curar a arte no Brasil, em alusão ao fato de que a deusa era capaz de curar todas as enfermidades.

Participam da exposição os artistas: Adelaide Ivánova (fotografia), Alexandre Matos ( pintura), André Sztutman (pinturas), Bruno Lohman ( pintura), Cassiano Reis (desenhos), Elisa Queiroz ( instalação), Fabiana Arruda (desenhos) Felipe Adonis (performance), Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos (fotografia), Fernanda Eva (pintura), Jailtão ( pintura), Jorge Luis Alves (objeto), Luisa Dória (desenho), Marcelo Moraes (desenho), Khalil Sharif e Cristina Amiran (objetos),Maruzza Valdetaro (banner), Matheus (pintura),Maura Grimaldi ( fotografia), Monica Nudelman (pintura), Rafael Aboud Piovani (pintura), Rodger Savaris (fotografia), Sérgio Magno (gravura),Tarik Klein (gravura), Yvana Belchior (pintura) e Grupo Satisfação Garantida (buerogravura).

   

   

                     

                      

                       

                       

A Casa da Xiclet

funciona como agente cultural ativo, independente e informal, que tem o objetivo dinamizar e profissionalizar a criação contemporânea, garantindo-lhe o devido reconhecimento e visibilidade, proporcionando um intercâmbio entre vários agentes culturais e os diferentes tipos de públicos, nacionais e internacionais.

O objetivo é contribuir para sanar a carência de locais de exposição para novos artistas, privilegiando projetos que estabeleçam sinergias entre diferentes áreas de expressão artística.

***Panacéia (ou Panacea em latim) na mitologia grega era a deusa da cura. Asclépio (ou Esculápio para os latinos), o filho de Apolo que se tornara deus da Medicina, teve duas filhas a quem ensinou a sua arte: Higia (de onde deriva “higiene”) e Panacea. O nome desta última formou-se com a partícula compositiva ´pan-´ (todo) e ´akos´ (remédio), em alusão ao facto de que Panacea era capaz de curar todas as enfermidades.

Parque Laje

O objetivo principal da Escola de Artes Visuais é oferecer formação artística a mais completa possível, comprometida prioritariamente com a arte atual – aquela que discute e expressa o pensamento contemporâneo em toda sua abrangência. Trata-se, portanto, de promover o ensino de arte dentro dos mais altos padrões de excelência. Seus propósitos, assim, não são a mera “formação técnica” (para a qual existem instituições específicas, como as escolas de Artes e Ofícios) ou a arte como terapia, e sim o desenvolvimento completo do artista, principalmente o intelectual.

Simultaneamente, ela atende à demanda do público não especializado, mas interessado nos problemas de arte e cultura, principalmente nas suas manifestações contemporâneas.

A Escola é, ainda, um foro de discussão e debate sobre os problemas culturais de ponta, quer no Brasil, quer no exterior. Ela não é limitada apenas aos seus cursos normais, específicos sobre arte, mas amplia seus horizontes de modo a abarcar também outras formas artísticas (música, dança, teatro, cinema etc.), além de lançar mão da contribuição de outras disciplinas como a filosofia, a comunicação, a sociologia, a psicologia e a psicanálise etc.

O Parque Laje

fica na Rua Jardim Botânico, número 414 tel.: + 55 21 538-1879 ou 526-2165 Fax: 537-7878. Funcionamento: Diariamente, das 9 às 17:30h. Entrada franca

Casa da Xiclet Galeria

Rua Fradique Coutinho, 1855 Aberta Diariamente : das 14/20 Hs Pinheiros – SP – CEP: 05416-012 – Fone: 11 8420.8550 e-mail: inscricoescasadaxiclet2007@yahoo.com.br xiclet_assessoria@yahoo.com.br blog.: http://casadaxiclet.multiply.com http://www.mapadasartes.com.br Ingr.: de R$1 a R$5 (com direito a uma obra em pequeno formato). 

1 pensamento em “Rio de Janeiro 2007 Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s