André Sztutman

André Sztutman é gauche na vida

Amarrações e Janelas

“Quando falo do anseio pelo belo, ideal como objetivo fundamental da arte, que nasce de uma ansia por esse ideal, não estou absolutamente sugerindo que a arte deva esquiva-se da “sujeira” do mundo. Pelo contrário! A imagem artistica é sempre uma metonímia em que uma coisa é substituída por outra, o menor no lugar do maior.Para referir-se ao que esta vivo, o artista lança mão de algo morto; para falar do infinito, mostra o finito.Substituição…Não se pode materializar o infinito,mas é possivel criar dele uma ilusão: a imagem”.
Tarkoviski,2002:41

 


Jornal Tópico

O jornal comum se caracteriza muito pela sua afirmação como urgência e como pré-requisito para situar o homem em seu contexto social, cultural e político: A ideia de jornal como soma de artigos pelos quais se lê a atualidade, como um  apanhado de fatos somados possibilitam o entendimento da nossa época.[…] Ao pintar o conteúdo do jornal sua visibilidade se unifica. Substituí-se um esquema linear (artigo por artigo, matéria por matéria) e sem solução (Kafkaniano) por um esquema não linear, pela solução da pintura. A não linearidade significa integração de valores, do significado do jornal e do significado da pintura sobre o jornal. Os espaços vazios saltam e evidenciam-se como conteúdo, e a informação acontece em determinados sentidos ( ético, poético, político). Estes constituem a real significação da ação.

 


Metálogo-grafias 

O nome da série metálogo-grafias ( não gosto da ideia de série. Nota: Abolir isso no futuro próximo) vem do termo metálogo, do antropólogo e epistemológico Gragory Bateson. Um metálogo é um diálogo acerca de algum tema problemático, em que não só se discute o problema em si, mas também a própria estrutura do diálogo, integra o assunto discutido. Assim, o que se discute penetra na maneira como se discute, e vice-versa. Esse exercício é uma experiência estética que nos dá dimensões do que é estética – algo que não se limita, por exemplo, ao domínio da plasticidade ou mesmo da arte.

                     

One thought on “André Sztutman

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s